segunda-feira, 27 de outubro de 2014

OS “SEM ÁGUA” DE SÃO PAULO - NA PELE DE ALCKMIN


Escrito por Roberto Malvezzi (Gogó)   
Quarta, 22 de Outubro de 2014 


A nordestina que assistia televisão começa a chorar quando vê o sofrimento de uma mulher paulistana da periferia, com a pia cheia de pratos, o vaso sanitário cheio de outras coisas, há dois dias sem tomar banho e sem saber como lidar com essa penúria de água.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR

De um provérbio coreano: nunca pise nem na sombra de um professor!
Nós professores estamos passando por um profundo processo de precarização fordista. Presos a um modelo educacional que desde as primeiras escolas brasileiras, organizadas pela Companhia de Jesus durante o período colonial, passando pela reforma pombalina, sempre esteve vinculado às necessidades da classe dominante. O resultado é uma falência generalizada da educação, onde sequer o letramento e operações matemáticas básicas são aprendidos pelos alunos. O que dizer então da autonomia, da consciência crítica, da capacidade de alteridade, da ponderação literária, do espírito de coletividade, da formação ética, da vivência cidadã na formação desses alunos? E nós professores damos exemplo de leitura aos nossos discentes? Apresentamos uma visão de mundo na qual subjaz uma sólida formação, ancorada na pesquisa, no debate discursivo, na ponderação e no ato de escrever? A mesma razão objetiva (científica) que nos comanda na gestão das nossas disciplinas também nos orienta na análise do mundo no qual estamos inseridos? Ou as nossas análises e preocupações sociais e humanas reverberam a mais rudimentar e superficial opinião da mídia conservadora e do senso comum?